terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Curiosidade

Bicarbonato de sódio X Fermento em pó

Algumas receitas pedem bicarbonato de sódio, algumas pedem fermento em pó e outras pedem os dois.
Qual a diferença?



A diferença está nas substâncias químicas.
Tanto o bicarbonato de sódio quanto o fermento em pó são usados para a levedação: fazer com que os produtos assados cresçam pela produção de milhões de minúsculas bolhas do gás dióxido de carbono. As bolhas de gás são liberadas dentro da massa úmida, depois que o calor do forno as expande, até que o calor firme a massa e prenda-as no lugar. O resultado é (espera-se) um bolo leve, esponjoso, e não uma gororoba densa e pegajosa.
Eis como funcionam esses dois agentes de fermentação:
O bicarbonato de sódio libera o gás dióxido de carbono assim que entra em contato com qualquer líquido ácido, como o soro do leite ou creme azedo.
O fermento em pó, por outro lado, é bicarbonato de sódio já misturado com um ácido seco. É usado quando a receita não contém outros ingredientes ácidos. Assim que o pó fica úmido, os dois compostos químicos começam a agir entre si para produzir o dióxido de carbono.
Mas por que uma receita pediria ambos? Nesse caso, o bolo ou biscoito está, na verdade, sendo levedado pelo fermento, que contém exatamente as proporções certas de bicarbonato e de ácido. Mas se por acaso estiver presente algum outro ingrediente ácido, como, por exemplo, soro de leite, que possa causar  desequilíbrio, um pouco mais de bicarbonato de sódio é usado para neutralizar o excesso de ácido.

Viu? Saber nunca é demais! =)

Fonte: "O que Einstein disse a seu cozinheiro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado para moderação.