terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Curiosidade

Bicarbonato de sódio X Fermento em pó

Algumas receitas pedem bicarbonato de sódio, algumas pedem fermento em pó e outras pedem os dois.
Qual a diferença?



A diferença está nas substâncias químicas.
Tanto o bicarbonato de sódio quanto o fermento em pó são usados para a levedação: fazer com que os produtos assados cresçam pela produção de milhões de minúsculas bolhas do gás dióxido de carbono. As bolhas de gás são liberadas dentro da massa úmida, depois que o calor do forno as expande, até que o calor firme a massa e prenda-as no lugar. O resultado é (espera-se) um bolo leve, esponjoso, e não uma gororoba densa e pegajosa.
Eis como funcionam esses dois agentes de fermentação:
O bicarbonato de sódio libera o gás dióxido de carbono assim que entra em contato com qualquer líquido ácido, como o soro do leite ou creme azedo.
O fermento em pó, por outro lado, é bicarbonato de sódio já misturado com um ácido seco. É usado quando a receita não contém outros ingredientes ácidos. Assim que o pó fica úmido, os dois compostos químicos começam a agir entre si para produzir o dióxido de carbono.
Mas por que uma receita pediria ambos? Nesse caso, o bolo ou biscoito está, na verdade, sendo levedado pelo fermento, que contém exatamente as proporções certas de bicarbonato e de ácido. Mas se por acaso estiver presente algum outro ingrediente ácido, como, por exemplo, soro de leite, que possa causar  desequilíbrio, um pouco mais de bicarbonato de sódio é usado para neutralizar o excesso de ácido.

Viu? Saber nunca é demais! =)

Fonte: "O que Einstein disse a seu cozinheiro"

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Torta de Marzipã com Mousse de Chocolate

Atendendo ao pedido de minha filha Érika: Mãe faz pra mim? É fácil, nem precisa de forno!
Fiz! E ficou deliciosa!



Massa: marzipã (com farinha de amêndoas)
Recheio: mousse de chocolate meio amargo
Charme: amêndoas carameladas

Recomendo e aceito encomenda. 
Preço sob consulta.

Segui a receita da revista "Com Você"  - Dezembro 2012 - ano 14 - nº 56 da Nestlé

domingo, 13 de janeiro de 2013

Curiosidade

Manteiga com ou sem sal...

Por que uma receita recomenda manteiga sem sal e depois manda acrescentar sal??


Parece bobagem, mas há uma razão.
   Um tablete de 100 gramas de típica manteiga salgada pode conter de 1,5g a 3g ou até meia colher de chá de sal. Marcas diferentes e produtos regionais podem conter quantidades muito diferentes. Quando você está seguindo uma receita cuidadosamente formulada, especialmente se ela usa muita manteiga, não pode arriscar jogando roleta russa com uma coisa tão importante como o sal. É por isso que as receitas sérias, de alta qualidade, irão especificar manteiga sem sal e deixar o sal para uma outra etapa da receita.
   Muitos chefs preferem a manteiga sem sal também porque, em geral, sua qualidade é melhor. O sal é acrescentado, em parte, por seu efeito conservante, e a manteiga usada imediatamente, como numa cozinha de restaurante, não precisa dele. Além disso, na manteiga sem sal qualquer sabor "estranho", como algum ranço incipiente, é detectado com maior rapidez.


Fonte: "O que Einstein disse a seu cozinheiro" (Robert L. Wolke)


domingo, 6 de janeiro de 2013

Curiosidade





Açúcar Mascavo X Açúcar Refinado. Qual a diferença?

- Açúcar mascavo, ou bruto, não é bruto no sentido de ser completamente "não" refinado. É apenas refinado em grau menor.

Fonte: "O que Einstein disse a seu cozinheiro" (Robert L. Wolke)